Requisitos para um bom culto de missões

Introdução

Paulo, o apóstolo dos gentios escrevendo aos cristãos da Capital do Império Romano disse, que esses cristãos deveriam oferecer ao SENHOR um culto racional (Rm12.1), é importante entender essa modalidade de culto que vai se contrapor ao culto movido por movimentos emocionais que não trarão resultados permanentes e nem serão um culto ao Deus Vivo e Verdadeiro. Para se realizar um bom culto missionário deve se levar em conta o preparo desse culto, pois, o mesmo tem uma temática diferençada, uma pegada totalmente voltada para necessidades específicas de pessoas que precisam ainda conhecerem ao SENHOR.

O Culto com temática missionária é imprescindível para a Igreja, pois, é um momento em que se irá motivar os presentes e os que participam através das várias redes sociais da Igreja, sobre a importância de se ter a visão missionária correta que irá produzir engajamento dos cristãos nesse nicho de trabalho da Igreja.

Firmando compromisso missionário a partir da consciência da responsabilidade.

Pode se definir, conceituar o culto com temática missionária como: um serviço cristão que relaciona a adoração a Deus a uma conscientização da Igreja para a obra missionária.

Em Mateus 28.18-20 disse o SENHOR JESUS: “¹⁸ E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

¹⁹ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

²⁰ Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. “

Percebe-se aqui a base missionária explícita vinda do próprio Senhor Jesus, que é o único Salvador da humanidade, e ao mesmo tempo, a Mensagem de Salvação para essa humanidade. Primeiro ele ratifica a Sua Total autoridade sobre o céu e a terra, aqui o SENHOR JESUS fala da sua retomada de sua plena divindade, como antes tivera com o Pai, conforme João 17.5 “⁵ E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. ” Nota-se também quando se lê o contexto remoto (Ef.6.10-18), que o SENHOR JESUS usa o termo céu, com a conotação de ares, lugar que é atualmente a região de ação satânica, mostrando assim, que o SENHOR JESUS tem autoridade também sobre essa região subordinando os principados, potestades, príncipes das trevas e as hostes espirituais da maldade. ” (Ef.6.12), diante dessa demonstração de poder, que era necessário ser feito, pois, o SENHOR JESUS havia saído desse mundo (através da morte) traído, humilhado e supostamente vencido, para que os discípulos tivessem segurança de pregarem o Evangelho a toda criatura. O Evangelista Mateus traz a pregação como um ato de ensino, expondo que todos os alcançados deveriam ser ensinados, isto é discipulados, para depois terem a consciência do batismo como uma demonstração pública da manifestação de sua fé, que geraria o compromisso de “guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”; finalizando o SENHOR dá segurança aos seus seguidores dizendo: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

A Igreja precisa realizar o culto missionário com a intenção de trazer consciência e responsabilidade ao seu público quanto à salvação dos perdidos. O Culto missionário deve ter um desdobramento que levará aos presentes a tomarem a decisão de serem agentes de transformação em todo o planeta.

1. Ter um foco específico para o momento missionário, orando e buscando a direção de Deus para um tema.

2. Usar recursos visuais, como vídeos, fotos, mapas, etc., para ilustrar a realidade dos campos missionários.

3. Compartilhar algo que vá impactar a igreja, como testemunhos, estatísticas, desafios, etc., sobre a obra missionária.

4. Escolher temas relevantes, que estejam de acordo com a visão e a missão da igreja, e que despertem o interesse e o envolvimento dos membros.

5. Mencionar os missionários que a igreja envia ou apoia, dando informações sobre seus ministérios, suas necessidades, seus pedidos de oração, etc.

6. Apresentar pontos de oração claros, que orientem a igreja a interceder pelos missionários, pelos povos não alcançados, pelas nações, etc.

7. Ter uma oração específica e focada, que expresse o compromisso da igreja com a obra missionária e que peça a bênção de Deus sobre ela.

8. Convidar um pregador que tenha experiência ou vivência em contexto missionário, que possa trazer uma mensagem bíblica e desafiadora sobre missões.

9.Incentivar a igreja a contribuir financeiramente com a obra missionária, explicando a importância e a responsabilidade da ofertar para missões.

10.Desafiar a igreja a se envolver com a obra missionária, seja orando, ofertando, enviando ou indo como missionários.

Para que um culto com temática missionária seja relevante deve levar em conta, que o mesmo precisa ter essa conceituação não só escrita, mas prática, também deve se colocar o embasamento bíblico e trazer a visão missionária aos cristãos presentes e que estejam participando pelas redes sociais da Igreja, entendendo que essas pessoas também estão cultuando “presencialmente”, mesmo não estando fisicamente no templo, pois, o presencial de hoje não exige estar no mesmo ambiente físico, basta estar no mesmo ambiente virtual.

Caro organizador e responsável pelo culto com temática missionária, é necessário que o participante entenda que deve ser ativo na realização da obra missionária, se tornando um intercessor por Missões em todos os atos colocando diante de Deus em uma visão ampla as necessidades dessa obra e também agradecendo pelas vitórias por Ele concedias no Campo Missionário; leve os cristãos a serem parte integrante na área da contribuição financeira, fazendo com que haja progresso nos campos que há missionários e no investimento a outros campos que ainda não foram explorados. Leve os presentes a perceberem sua participação como agentes ativos na pregação do Evangelho com seu testemunho verbal e prático.

Fonte: Relações Públicas da AME