A Grande Colheita

Não dizeis vós: ‘Ainda há quatro meses até a colheita?’. Eu, porém, vos afirmo: erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para a colheita. S. João 4.35

O SENHOR JESUS sempre focou na Sua Missão, e por mais que alguém tentasse tirá-lo desse foco ele não permitia, demonstrando que fazer a vontade do Pai era a sua comida S. Jo.4.32-34; Ele também quando o quiseram fazer rei, se retirou do meio deles S. Jo.6.15, e quando os gregos vieram à festa da páscoa e procuraram André, um dos seus apóstolos para poderem falar com Jesus, André entrou em contato com Filipe e os dois foram conversar com Jesus sobre o pedido dos gregos para vê-lo; nota-se no texto que o SENHOR JESUS nem quis recebê-los, mas, filosoficamente lhes mandou resposta, que dá-se a entender que eles compreenderam e não insistiram. O texto parece demonstrar que eram pessoas ligadas às escolas filosóficas que estavam em evidência, já que a Grécia é o berço da sabedoria, conhecimento e filosofia. S. Jo.12.20-25, nota-se que esses gregos vieram depois de um episódio bem marcante, o de Maria usando um perfume caríssimo para ungir os pés do SENHOR e logo na sequência de acontecimentos o SENHOR entra em Jerusalém montado em um jumentinho e aclamado pela Multidão S.Jo.12.1-15.

O SENHOR certa vez disse aos seus discípulos: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora”, isto no mesmo capítulo S. Jo.12.27. Vê-se de maneira clara que o Senhor Jesus não se permite ser distraído por nenhuma situação ou convite; Ele não permite que ninguém o demova de seu lugar. Ele sabia que os “campos estão brancos” e precisam ser ceifados” S. Jo.4.35, e por que a urgência? Pois, caso o trigo não fosse colhido no tempo certo perdia-se toda a safra.

É necessário entender que o campo espiritual que a Igreja trabalha tem bilhões de pessoas que precisam ouvir falar do Senhor Jesus, e esse campo está branco, ou seja, pronto para ser ceifado, caso a Igreja não o faça, a safra será completamente perdida, isto quer dizer que os bilhões de vidas poderão se perder por toda a eternidade, não podendo jamais serem recuperados.

Nos dias atuais os cristãos estão se deixando distrair por muitas coisas materiais e/ou divertimentos que tem sérias consequências no mundo espiritual, e nem sequer se dão conta disto. É necessário que se viva e ande percebido neste mundo, para que aquele dia não vos apanhe de surpresa Lc.21.34; 1Ts.5.4.

A cada dia as pessoas estão se aprofundando mais no pecado, porém, é necessário entender que a sede de Deus também tem crescido e uma cristandade que percebe essa situação prepara-se para trabalhar no campo e buscar as vidas que estão em busca de Deus, porém o procurando no lugar errado.

O Senhor Jesus olhava para as multidões e sentia compaixão delas, pois, andavam errantes como ovelhas sem pastor Mt.9.36; diz o evangelista João “era lhe necessário passar em Samaria”. S. Jo.4.4.

Assim como o SENHOR JESUS tinha foco em sua missão, a Igreja também deve ter foco na sua missão e não se permitir se distrair e nem sequer se desviar do que Deus quer para ela. É necessário que a Igreja tenha a mesma percepção de Paulo e não ser desobediente à visão celestial At.26.19.

É tempo de fazer como a parábola do Semeador Mt.13; Mc.4; Lc.8; todos os textos vão ser categóricos em afirmar que “O Semeador saiu a semear” parece um termo denominado na Língua Portuguesa de “pleonasmo vicioso, ou seja a repetição de um termo ou palavra que se torna redundante e até empobrece o texto ou o discurso, mas, aqui ele é usado para demonstrar a decisão do semeador: ele se dispôs em usar a semente que tinha e lançá-la no campo. A Igreja é o semeador, a Palavra é a semente e o campo é o mundo, cabe então aos cristãos tomarem a decisão de serem provocadores de decisões por Cristo.

Você, caro leitor pode fazer isso orando, contribuindo e testemunhando pessoalmente de maneira verbalizada, mas, essa verbalização acompanhada de uma vida condizente com a mensagem falada. Assista a esse vídeo e tome a decisão

Este filme é baseado em uma história real e tem por objetivo despertar aos cristãos com respeito à sua missão de pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo de maneira responsável e dedicada, pois, há um vasto campo a ser trabalhado.

Orar, contribuir e testemunhar é ir ao campo de três maneiras diferentes mais associadas.

Ailton Henrique de Queiroz – Ev. Presidente da AME 2022/2023